domingo, 1 de fevereiro de 2009

Dell Vostro 1400 e Ubuntu..

Hoje estou "inspirada" para falar do meu computador, que como o título já diz, trata-se de um notebook Vostro da Dell, de 14'.. Minha motivação vem do fato de eu estar particularmente contente com a compatibilidade do hardware com o Ubuntu, porque mesmo eu que sou super leiga com "coisas de computador" consegui configurar boa parte sozinha..

Quando eu procurava por um note com configurações compatíveis com o Linux, vi que os problemas mais comuns eram o de conseguir configurar a câmera embutida e o microfone interno. No meu caso os dois funcionam (com o Ubuntu) e consigo usar o Skype com todos os recursos (tive que configurar o microfone, mas foi fácil).. Além disso o leitor SD funcionou de primeira, e em geral consigo operar todos os dispositivos com facilidade, porque até hoje o sistema não precisou de muitos ajustes (menos em um caso que já vou comentar).. O bluetooth (comprei um externo) também funcionou assim que coloquei no USB! Ainda, para "eventuais pepinos", a Dell dispõe de um "suporte" para usuários Linux e lá é possível encontrar algumas alternativas na hora de resolver problemas de drivers, o que até ajuda, porque algumas empresas têm tendência a ignorar completamente essa comunidade.. Apesar de todos esses prós, a coisa mais ou menos problemática, talvez bem mais chata do que problemática, que é a atualização automática da placa de vídeo (Nvidia) quando o sistema é atualizado: às vezes ela fica desconfigurada (nem sempre, mas acontece..)

Em suma, recomendo bastante o Vostro para usuários de Ubuntu, porque o hardware é bem compatível com o sistema..

Ainda quero comentar mais dois tópicos: aparência e duração da bateria.. No quesito aparência o Vostro é um Dell basicão: todo preto e é relativamente fino, nenhuma novidade mas é mais compacto e mais bonito que os notes da série Latitude.. Quanto à bateria, 9 células duram em média 4h e 20min, mas deixam ele bem pesado, talvez até mais pesado que outros computadores de 14' com bateria de duração igual..

Pesando tudo acho que o Vostro tem mais prós do que contras, e, em particular, a relação custo/benefício é muito boa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário